top of page
ATER para a Promoção da Transição Agroecológica nas unidades de Produção Familiares no Cerrado Goiano - Território Vale do Rio Vermelho

Prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para 1.000 famílias de agricultores (as) tradicionais em Araguapaz, Aruanã, Buriti de Goiás, Ceres, Crixás, Faina, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Ipiranga de Goiás, Itaberaí, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Nova Glória, Rubiataba, São Luis do Norte, São Patricio.

o sol brilha para todos
O Sol Brilha para Todos!
O sol brilha para todos! 

Raimundo Honorato de Souza, conhecido como “Lobo”, casado, 10 filhos, natural do Rio Grande do Norte, residente no assentamento Alírio Correia no município de Crixás há 6 anos, tornou-se beneficiário dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) do Instituto Desenvolver no âmbito do projeto celebrado com a Secretaria (Sead). O projeto intitulado “Promoção da Transição Agroecológica nas unidades de Produção Familiares no Cerrado Goiano”, que visa consolidar e ampliar processos de promoção da agroecologia existentes foi destinado a 1.000 unidades de produção familiar distribuídas em 20 municípios.

 

O agricultor e artesão Raimundo Honorato de Souza e família, no segundo semestre de 2017, participaram de uma reunião do programa “Luz para Todos”, quando soube que a sua casa construída com lona não atende as normas para o programa, que visa levar eletrificação para áreas remotas e com tarifas subsidiadas pelo Governo Federal, governos estaduais e distribuidoras.

No entanto, após visita técnica realizada pelo técnico Ramon Firmino, a assistente social Marciela Alves Varanda visitou a família e mobilizou toda a equipe técnica do Instituto Desenvolver para uma campanha de doação de roupas, alimentos e construção de uma casa que atenda as exigências do programa e que proporcionasse qualidade de vida à família.

Nesta ocasião, o Instituto Desenvolver ofereceu 5.000 tijolos, quando o presidente Claudivan Alves Neto em visita na região conheceu a família. A partir de então, houve uma mobilização da população envolvente para cooperação. Além do Instituto Desenvolver, também houve apoio do SENAR, UEG e empresários locais.

 

Raimundo Honorato de Souza, como artesão possui enorme habilidade em construção de móveis com bambu. Por esta razão, pretende cultivar bambu em sua propriedade para que num futuro próximo possa juntamente com os filhos retomar esta atividade e aumentar a renda familiar.

bottom of page